Somos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que buscam, no blog, postar atividades do grupo que terão como base a análise diplomática e tipológica dos arquivos do DEX -Decanato de Extensão da Universidade de Brasília


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sobre o DEX

Decanato de Extensão

    Por meio dos institutos, faculdades e departamentos da universidade o Decanato de Extensão é o  responsável por promover atividades de extensão (atualmente, existem cinco modalidades diferentes de atividades de extensão), onde objetivam incentivar a interação entre a UnB e a sociedade, por meio da interação entre as artes e a ciência ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento social.
As cinco modalidades de atividades de extensão são classificadas em:

  • Cursos de Extensão: são os ministrados pela Universidade de Brasília (UnB) e que respondem a demandas que não são atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação e que podem ser presenciais, a distância ou via rede ou ainda, utilizar uma combinação de todas essas metodologias. Os cursos com carga horária entre 10 e 29 horas são chamados Minicursos.
  • Eventos: são atividades de curta duração como palestras, seminários, exposições, congressos, entre outras, que contribuem para a disseminação do conhecimento. Destacam-se os Eventos Regulares, cuja recorrência permite que esses sejam programados a cada ano.
  • Projetos de Extensão de Ação Contínua: têm como objetivos o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino. São projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, podendo ser renovados no ano seguinte, mediante solicitação encaminhada à Câmara de Extensão (CEX).
  • Programas Especiais: compreendem atividades de duração determinada que inicialmente não se enquadram na estrutura básica do Decanato de Extensão (DEX). São criados mediante proposta do DEX aprovada pela CEX.
  • Programas Permanentes: são empreendimentos que se caracterizam por uma organização estável e por disponibilizar a divulgação científica, artística e cultural.
Fonte: Universidade de Brasília - Decanato de Extensão. Disponível em: < http://www.unb.br/administracao/decanatos/dex/index.html >. Acesso em: 05 jul. 2012

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário